Cruciv.pt

Palavras cruzadas: uma questão de memória ou concentração?

Palavras cruzadas: uma questão de memória ou concentração?

Assim como quebra-cabeças e outros jogos de reflexão, as palavras cruzadas têm benefícios reais para a saúde. Um estudo realizado pela Universidade de Exeter mostrou que elas ajudam a manter o cérebro, impulsionando a memória e fortalecendo a concentração. Mas será que isso se aplica a todos os participantes?

Palavras Cruzadas: um jogo que estimula a memória

Em algum momento da vida, os adultos, especialmente os idosos, podem experimentar lapsos de memória. Embora seja uma ocorrência comum, pode ser particularmente prejudicial quando se torna frequente. Soluções eficazes precisam ser oferecidas rapidamente para remediar o problema. E para exercitar a memória, nada melhor do que jogos de reflexão.

Como mencionado anteriormente, as palavras cruzadas são extremamente benéficas para a saúde. Certamente, este jogo é relaxante, mas seus benefícios vão além. De acordo com muitos estudos, ele também protege o cérebro contra o envelhecimento. Observou-se que os adeptos das palavras cruzadas têm uma melhor memória e uma velocidade de raciocínio maior do que outros. Em outras palavras, as palavras cruzadas aprimoram as funções executivas do cérebro, promovendo a atividade neural. Além disso, elas melhoram suas habilidades verbais e facilitam o diálogo. Através deste jogo de reflexão, você não apenas expandirá seu vocabulário, mas também lembrará de muitas palavras novas, fortalecendo sua memória.

A importância de usar uma ferramenta de auxílio para resolver palavras cruzadas

Jogar este jogo de letras nem sempre é fácil, especialmente ao resolver um quadro de palavras cruzadas com definições complexas, daí a importância de usar uma ferramenta de auxílio na resolução. Existe um site de pesquisa especializado que permite encontrar a resposta para muitas soluções de palavras cruzadas.

É recomendável não ficar preso em uma definição que pode bloquear uma grande parte do jogo e impedir seu progresso. A simples utilização desta ferramenta para resolver uma definição pode ser suficiente para destravar a situação e permitir que você termine o jogo com serenidade usando seu próprio raciocínio.

O melhor aliado dos idosos

Como atividade cognitiva, o jogo de palavras cruzadas fortalece o conhecimento geral, mas não apenas isso. O simples ato de preencher os quadros também requer concentração e observação. Além disso, são necessárias habilidades de raciocínio e rapidez na tomada de decisões.

Como você pode perceber, ao brincar com as palavras, as palavras cruzadas impedem que seus neurônios adormeçam.

Algumas boas razões para começar a fazer palavras cruzadas

Você pensa que as palavras cruzadas são um passatempo reservado para pessoas idosas? Pense de novo! Nos últimos anos, elas também têm sido populares entre os jovens participantes. É preciso dizer que os benefícios proporcionados por este jogo de letras são múltiplos.

Não é necessário mencionar novamente os benefícios das palavras cruzadas para a saúde. Neste ponto, é claro que elas protegem o cérebro do envelhecimento. Portanto, é um meio eficaz de combater a doença de Alzheimer. Mas além desse benefício, as palavras cruzadas também tornam as pessoas mais inteligentes, melhoram as habilidades de resolução de problemas e reduzem o nível de estresse. Além disso, jogar este jogo melhora a criatividade e ajuda a aprender novas palavras do vocabulário.